O Brasil saberá nesta sexta-feira (5) quais serão seus adversários na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O sorteio oficial acontece às 14h (horário de Brasília), no Kennedy Center, em Washington (EUA), com apresentações de Andrea Bocelli e Village People.
O Mundial, que será sediado por Estados Unidos, Canadá e México, começa em 11 de junho, no Estádio Azteca, e termina em 19 de julho, no MetLife Stadium.
Como será o sorteio
As 42 seleções já classificadas e outras seis que ainda virão das repescagens foram distribuídas em quatro potes de acordo com o ranking da Fifa, com exceção dos três países-sede, que são cabeças de chave automaticamente.
No pote 1, estão: EUA, Canadá, México, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
O sorteio seguirá a ordem dos potes, começando pelo 1 até o 4, formando 12 grupos (A a L). México, Canadá e EUA já têm posição definida: grupos A, B e D, respectivamente.
A Fifa estabelece que não pode haver dois países da mesma confederação no mesmo grupo, com exceção da Uefa, que pode ter até duas seleções por chave.
Formato da competição
Os dois primeiros de cada grupo avançam, além dos oito melhores terceiros colocados, totalizando 32 classificados para o mata-mata. No total, a Copa terá 104 partidas.
Os locais dos jogos e horários serão anunciados neste sábado (6).
Repescagens definem últimas vagas
Entre 26 e 31 de março, 16 seleções europeias disputam quatro vagas restantes. A Itália, tetracampeã, enfrenta a Irlanda do Norte na primeira rodada.
Na repescagem intercontinental, seis seleções competem por duas vagas, em jogos disputados em Guadalajara e Monterrey.
