
A China suspendeu temporariamente a importação de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16/5) pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Em entrevista à TV Centro América, Fávaro explicou que a medida segue um protocolo antigo adotado pelos chineses, diferente de outros países que já revisaram suas regras comerciais diante da eficiência do Brasil em conter surtos sanitários.
“A partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileiro. Eles ainda mantêm um protocolo que determina a suspensão geral, e não apenas regional, mesmo com toda a estrutura que temos para contenção”, disse o ministro.
Primeiro foco confirmado no RS
O primeiro caso da doença em granja comercial foi confirmado em Montenegro (RS). De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.
A Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul informou que a suspeita surgiu após aves apresentarem sintomas respiratórios e neurológicos. As amostras coletadas foram enviadas para um laboratório em Campinas (SP), que confirmou a presença do vírus.
Com a confirmação, a granja foi isolada e as aves remanescentes sacrificadas, conforme protocolo de contenção. Uma investigação sanitária está em andamento em um raio de 10 km da propriedade afetada, além da verificação de possíveis conexões com outras granjas.
Zoológico sob observação
Ainda no Rio Grande do Sul, o Zoológico de Sapucaia do Sul permanece fechado para visitação após a morte de aves. A secretaria aguarda o resultado do sequenciamento genético para saber se há relação com o foco de Montenegro.