
A infestação de pombos no local onde ocorre a Semana de Formação dos Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs), em Cuiabá, gerou indignação entre os participantes. O evento, que teve início na segunda-feira (14) e segue até sexta-feira (18), é realizado pela empresa terceirizada Terceirize Mais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Alguns cuidadores relataram terem sido atingidos por fezes das aves durante os treinamentos, enquanto outros passaram a utilizar casacos ou sacolas na cabeça para se proteger. O cenário foi descrito como “humilhante”.
“Estão assistindo ao treinamento com sacolas na cabeça. Estão sendo bombardeadas pelas pombas”, denunciou um dos trabalhadores à reportagem.
Riscos à saúde
Apesar de parecerem inofensivos, os pombos são vetores de diversas doenças, especialmente por meio das fezes. A inalação dos esporos presentes nos dejetos pode causar criptococose, além de provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis.
Responsabilidades e respostas
A Secretaria Municipal de Educação afirmou que a formação está sob responsabilidade exclusiva da empresa Terceirize Mais e que não participou da escolha do local. Já a organização do evento alegou não ter sido informada previamente sobre a presença dos animais e que, após o ocorrido, colocou pessoas para espantar os pombos e evitar novos transtornos.
“Infelizmente, ocorreu de pombos voarem e atingir algumas pessoas, mas a gente contornou a situação. Agora não tem pombo mais. O evento está sendo feito com maior cuidado”, declarou um membro da equipe organizadora.
A formação acontece no ginásio Aecim Tocantins, anexo à Arena Pantanal, espaço público administrado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que também informou não ter sido comunicada sobre o problema, mas garantiu que irá apurar o caso.
Em nota oficial, a Terceirize Mais destacou que o evento foi planejado com foco no bem-estar dos mais de 800 participantes por turno e que o local possui todos os alvarás necessários. A empresa também afirmou que a formação tem mais de 90% de aprovação entre os presentes.
Inf. Gazeta Digital