
A corrupção voltou a ocupar o topo das preocupações dos brasileiros. Segundo levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta sexta-feira (30), 59,5% dos entrevistados apontaram o tema como o maior problema do país, um aumento de 13 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em abril.
No último levantamento, a criminalidade e o tráfico de drogas lideravam as preocupações nacionais, com 55%. Agora, esse índice caiu para 50,2%, posicionando-se na segunda colocação. A economia e a inflação aparecem em terceiro lugar, citadas por 29,4% dos entrevistados.
Os participantes da pesquisa puderam escolher até três problemas, a partir de uma lista com 20 opções. O levantamento ouviu 4.399 pessoas, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, por meio de questionário on-line. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A mudança nos índices revela um reposicionamento das prioridades na percepção pública, em um cenário de debates frequentes sobre ética política e combate ao crime organizado.