
O Dia Internacional da Cerveja, celebrado neste 1º de agosto, chega com motivos de sobra para ser comemorado em Mato Grosso. Em 11 anos, o número de cervejarias artesanais saltou de 3 para 50 empreendimentos ativos, segundo levantamento do Sebrae/MT, representando um crescimento de 1.566%. O estado não apenas expandiu sua produção local como também conquistou reconhecimento nacional: a Cervejaria LaCerva, com sede em Cuiabá, foi premiada em 2024 com medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau, um dos mais respeitados do país. A estrela da conquista foi a cerveja Hop Lager, que encantou jurados com sua qualidade e personalidade.

Esse destaque evidencia o potencial mato-grossense na produção artesanal de bebidas e impulsiona ainda mais o setor, que hoje é alavancado pela Rota da Cerveja Artesanal, projeto do Sebrae/MT que transforma rótulos locais em atrativos turísticos, experiências gastronômicas e geradores de negócios. A rota reúne nomes como Louvada, Xaraés, Bier Biffi, Van Dogh, Haus Bier, Cuiaverá, Dourada e BierWerk, além da premiada LaCerva.
A proposta do circuito é apresentar ao público o universo da cerveja artesanal com ingredientes regionais, como o pequi, e harmonizações com pratos típicos, entre eles bolinho de Maria Izabel, panceta frita e brisket defumado. Além da capital e de Várzea Grande, 22 cidades mato-grossenses já contam com cervejarias em operação, ampliando a presença da cultura cervejeira pelo interior.
Segundo Lucas Vasconcelos, gestor regional do Sebrae/MT, o setor cresce com identidade e sofisticação. “Essa cadeia não envolve só a bebida, mas também turismo, gastronomia, inovação e valorização da cultura local. Premiações como a da LaCerva reforçam que temos excelência, inclusive em âmbito nacional”, afirma.
De acordo com pesquisa do Sebrae/MT, 51% dos consumidores em Mato Grosso esperam encontrar cervejas artesanais e coquetéis autorais nos bares e restaurantes. Isso impulsiona o setor e estimula ações como as do Sebrae, que oferece consultorias, oficinas, treinamentos e apoio a eventos como a Feira Internacional do Turismo (Fit Pantanal) e a Feira do Empreendedor, marcada para os dias 03 a 05 de outubro, onde a cultura cervejeira estará novamente em evidência.
A gestora estadual de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, destaca que a Rota da Cerveja Artesanal foi criada justamente para valorizar esses pequenos negócios, conectando sabores e tradições regionais. “A cerveja hoje é também ferramenta de desenvolvimento econômico, identidade e turismo”, pontua.
Um exemplo inspirador é a Cervejaria Cuiaverá, que começou como produção caseira em 2016 e abriu sua fábrica em 2023. “A Rota é uma ferramenta estratégica para a difusão da cultura cervejeira e fortalecimento do ecossistema. Sonhamos em levar nossa cerveja para outros estados”, afirma o proprietário Manuel Antonio Pereira Araujo.