A Operação Tolerância Zero às Facções Criminosas, realizada pela Polícia Militar em Rondonópolis nesta sexta-feira (5), registrou duas ocorrências distintas entre a madrugada e o final da manhã, envolvendo um caso de estupro de vulnerável e o cumprimento de um mandado de prisão civil.
A primeira situação ocorreu por volta das 2h40, quando a PM foi informada pelo Ciosp sobre a entrada de uma criança indígena de 8 anos no Pronto Atendimento Infantil do município. A vítima relatou, junto à equipe do Casai e à esposa do avô, que havia sofrido abuso sexual na noite de terça-feira, na aldeia indígena onde reside, situada na região de Chácaras Paraíso (Aldeia Tadarimana).
Segundo os atendentes, a criança não conseguiu identificar o autor do abuso. A Polícia Militar registrou a ocorrência e encaminhou o caso para investigação, preservando as informações devido à gravidade e à vulnerabilidade da vítima.
A segunda ocorrência foi registrada às 10h30, no bairro Nossa Senhora do Amparo, durante rondas da guarnição Aurora 01. Os policiais abordaram um homem que saía de uma residência e, após checagem, constataram que havia contra ele um mandado de prisão civil referente à inadimplência de pensão alimentícia.
O suspeito foi detido e encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia. Segundo a PM, a prisão ocorreu sem uso de algemas e sem registro de lesões. Ele possui passagens anteriores por ameaça (2020); causar dano emocional, tentativa de homicídio, lesão corporal, sequestro e cárcere privado e dano (2019); além de registros por ameaça e lesão corporal em 2025.
As ações integram a Operação Tolerância Zero, desencadeada pelo 4º Comando Regional e pelo 5º Batalhão da PM, com foco na repressão a facções criminosas e no reforço da segurança na cidade.
