
Em uma noite de grande expectativa e com o auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano lotado, a Central Única das Favelas em Mato Grosso (CUFA-MT) lançou oficialmente a edição 2025 da Taça das Favelas. A solenidade, realizada nesta sexta-feira (29), marcou o início de uma jornada que mobiliza jovens atletas de diversas comunidades de Cuiabá e região e celebrou o poder do esporte como ferramenta de transformação social.
O ponto alto da noite foi o sorteio que definiu as chaves e os primeiros confrontos do campeonato, que já movimenta os gramados a partir deste sábado (30). Representantes do poder público e de organizações parceiras discursaram para os atletas, reforçando a importância da iniciativa.
O secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jan Moura, ressaltou o papel da CUFA e o compromisso do governo em apoiar projetos transformadores. “A CUFA hoje tem sido um instrumento muito importante de transformação e uma ponte de acesso de muitas pessoas às políticas públicas para cultura e esporte. A nossa missão no governo de Mato Grosso é uma só: fomentar aquilo que transforma a vida das pessoas. Ninguém duvida do poder transformador do esporte e da cultura. Se agarrem a essa oportunidade, pois não duvidamos que daqui vai sair um novo campeão e uma nova campeã do futebol brasileiro”, afirmou o secretário.
Já o coordenador de esporte Gilson Casemiro deu as boas-vindas aos jovens e destacou a união entre formação e esporte. “Boa sorte a todos, que vença o melhor. O caminho é esse, educação e esporte, esse é o caminho sempre. Várzea Grande sempre estará de portas abertas para vocês”, declarou Casemiro.
Após a realização do congresso técnico e das peneiras nos dias 23 e 24 de agosto, foram definidas as 16 seleções masculinas e 8 femininas que entrarão em campo em busca do título. O campeonato, que reúne jovens de 14 a 17 anos, é uma vitrine de talentos e uma poderosa ferramenta de inclusão, oferecendo uma oportunidade para que atletas mostrem seu potencial e sonhem com um futuro no futebol.
Sorteio define os primeiros jogos
Com o sorteio realizado durante o lançamento, as seleções já conhecem seus primeiros adversários. A bola começa a rolar na manhã deste sábado no estádio do Liceu Cuiabano. Confira os confrontos da primeira rodada:
Feminino
Dr. Fábio x Mappin
Araés x Três Barras
Novo Terceiro x Novo Colorado
CPA 4 x Dom Aquino
Masculino
Dom Aquino x Cohab Celestino
Distrito da Guia x Novo Terceiro
Osmar Cabral x Marajoara
Mapim x Morro
CPA 2 x Cohab Marechal Rondon
Novo Colorado x Jardim Florianópolis
TAÇA DAS FAVELAS – A edição 2025 da Taça das Favelas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), CUFA-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, com promoção da TV Centro América e parcerias do Liceu Cuiabano, Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e 9 Atos Cultura e Entretenimento. Além do apoio da Prefeitura de Várzea Grande e agência Roots.
