
Como garantir que crianças aprendam de fato as disciplinas mais cobradas na escola? A Prefeitura de Cuiabá aposta em um plano intensivo de 100 dias para reforçar a aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, envolvendo os 28 mil alunos matriculados nas 82 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica).
O lançamento do programa acontece nesta terça-feira (19), às 8h, no Hotel Palace Mato Grosso, reunindo coordenadores pedagógicos e diretores da rede municipal.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, a iniciativa é uma prioridade da gestão do prefeito Abilio Brunini. “Estamos focados em garantir a plena aprendizagem às crianças e estaremos reforçando o diálogo com os professores, que são importantes aliados nessa missão”, destacou.
A professora Thatiany Soares Correa, mentora do programa Giro pela Aprendizagem, explica que os coordenadores e diretores receberão um quadro detalhado de atividades a serem aplicadas. O material indicará, por exemplo, quais páginas e exercícios dos livros didáticos podem ser utilizados para melhorar o desempenho em sala de aula.
Nesta segunda e terça-feira (19), os alunos dos 2º e 5º anos já estão sendo submetidos a provas intensivas preparatórias para o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), exame nacional que avalia a qualidade da educação no Brasil e será realizado ainda neste semestre. Já os estudantes do 3º, 4º e 9º anos participam de avaliações de mensuração.
As provas acontecem simultaneamente nas 82 escolas municipais, nos períodos da manhã (7h às 11h) e da tarde (13h às 17h). São quatro horas de aplicação: duas destinadas a Língua Portuguesa e duas a Matemática. Além disso, cada estudante deve responder a seis questões dissertativas — três de Português e três de Matemática.