
Obesidade
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, recebeu nesta sexta-feira (29) a vereadora Michelly Alencar para discutir políticas de saúde voltadas ao enfrentamento da obesidade. O encontro, realizado no Palácio Alencastro, contou ainda com a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, e os médicos especialistas Dr. Samuel e Dr. Kleber.
O destaque da reunião foi a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão, feita por Michelly Alencar, que permitirá a compra do medicamento Mounjaro. Com a iniciativa, Cuiabá se tornará a primeira capital do Brasil a oferecer o remédio gratuitamente à população.
“Esse recurso será transformado em saúde pública, esporte e assistência social. O cidadão comum não tem condições de arcar com um tratamento que custa, em média, R$ 1.700 por mês. Estamos falando de salvar vidas e de oferecer dignidade às pessoas que convivem com a obesidade”, destacou Michelly.
Para o prefeito Abilio Brunini, o projeto vai além da medicação. “A obesidade é um problema complexo. Não se resolve apenas com remédio. Precisamos incentivar a prática esportiva, promover a reeducação alimentar e oferecer acompanhamento médico e psicológico. Cuiabá dará esse passo pioneiro”, afirmou.
A secretária de Saúde, Danielle Carmona, reforçou que o programa contará com equipe multidisciplinar, garantindo acompanhamento médico, nutricional e físico para resultados duradouros.
Inicialmente, cerca de 100 pessoas devem ser atendidas pelo programa, que integrará unidades de saúde da cidade e o futuro Centro Integrado de Qualidade de Vida, atualmente em fase de implantação.
