
Ela alega que o Parlamento precisa ter acesso às informações para exercer seu papel de fiscalização sobre as ações do Executivo.
A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) enviou um requerimento ao Ministério dos Povos Indígenas pedindo esclarecimentos sobre a visita da atriz norte-americana Angelina Jolie à Terra Indígena Capoto/Jarina, localizada no município de Peixoto de Azevedo, a cerca de 700 km de Cuiabá.
O encontro entre a atriz e o cacique Raoni Metuktire, junto a outras lideranças do povo Mebêngôkre-Kayapó, ocorreu no início de abril e, segundo a parlamentar, careceu de transparência por parte do governo.
Coronel Fernanda questiona a ausência de publicidade oficial sobre a visita e cobra informações sobre a autorização concedida para o ingresso de Jolie e de sua equipe estrangeira no território indígena. Ela alega que o Parlamento precisa ter acesso às informações para exercer seu papel de fiscalização sobre as ações do Executivo.
“Faz-se necessário que a Exma. Ministra apresente informações para que este Parlamento cumpra o seu papel fiscalizador e de acompanhamento das ações realizadas e planejadas pelo Poder Executivo”, afirma a deputada no documento.