
Na sua volta ao Congresso, a deputada Gisela Simona – presidente da bancada feminina do União Brasil, na Câmara Federal, e presidente do diretório da legenda, em Cuiabá – realizou um balanço dos quatro mil quilômetros rodados pelo interior de Mato Grosso, ao aproveitar duas semanas de recesso parlamentar. Classificando esta travessia de carro, como um importante fortalecimento de laços e um interessante mapeamento de prioridades, que leva como sugestões valiosas para a construção de projetos na Câmara, em Brasília.
Gisela iniciou suas viagens no dia 20 de julho, visitando inicialmente nove cidades do Meio Oeste, e depois outros 11 do Noroeste de Mato Grosso. Ao todo, 20 municípios, em uma iniciativa que ela batizou de ‘Gisela na Estrada’. A agenda incluiu reuniões com prefeitos, vices, vereadores, pequenos agricultores, líderes comunitários e representantes de instituições municipais e estaduais.
Para a deputada, a viagem foi bem mais que uma série de compromissos. Ao contrário, ‘uma oportunidade única de observar prioridades e vivenciar as necessidades destas comunidades, muitas das quais ela conheceu pela primeira vez’.
“Os dias foram marcados por intenso aprendizado, nesta travessia que batizei como ‘Gisela na Estrada’. Pois tive a oportunidade de visitar e conhecer municípios que nunca havia visitado como Cotriguaçu, Colniza e Juruena. Essa experiência me permitiu vivenciar de perto a realidade local, identificando desafios significativos, tanto em relação às condições das estradas quanto à infraestrutura básica. Também constatamos a necessidade de melhorias no abastecimento de água, na oferta de moradias e na disponibilidade de espaços de lazer, que ainda são escassos em algumas cidades”, relatou.
Ao longo do trajeto, Gisela pode, igualmente, se aprofundar na análise da violência contra a mulher em cada localidade. E, igualmente, identificar a ausência da Patrulha Maria da Penha em várias cidades.
Outro ponto observado e debatido em muitas rodas de conversa pela parlamentar, foi o possível impacto econômico à pecuária mato-grossense com a entrada em cena do ‘Tarifaço’ – medidas recentes impostas pelo presidente americano Donald Trump, ao Brasil -, elevando a alíquota sobre alguns produtos brasileiros dentre eles a carne.
Além das reuniões e diálogos com os moradores, a deputada se comprometeu a acompanhar o andamento de alguns projetos de lei, em Brasília, com potencial de impacto direto na vida das pessoas. E ainda encaminhar propostas aos ministérios do governo federal, após identificar algumas demandas.
“Essa jornada pelos municípios foi um sucesso, sobretudo, de fundamental importância pois proporcionou um contato direto com a população, permitindo conversas e trocas de experiências valiosas. Retornamos com o compromisso de intensificar nossas atividades em Brasília, buscando soluções e avanços para as demandas identificadas neste segundo semestre. Essa troca de experiências, sob meu ponto de vista, ainda legitimou mais nosso mandato enquanto representante do Estado”.
Assim, para a unista, mais que uma agenda política, ‘Gisela na Estrada’ se transformou em uma travessia de reconhecimento, onde cada quilômetro percorrido reforçou o elo com comunidades que agora seguem com a parlamentar até a capital federal.

