Uma sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS foi marcada por um acirrado confronto verbal entre o deputado bolsonarista José Medeiros (PL) e a advogada Izabella Gomes, na quinta-feira (23).
O episódio começou durante o depoimento da empresária Thaisa Hoffmann Jonasson, que optou por permanecer em silêncio diante das perguntas dos parlamentares. Irritado, Medeiros criticou a atuação dos advogados presentes, fazendo uma analogia a um país fictício chamado “Banania” e chamando-os de “o tipo mais preparado, mas também o mais petulante”.
Izabella Gomes reagiu de imediato, pedindo respeito ao se levantar da cadeira, mas foi interrompida pelo deputado:
“A senhora fique no seu lugar, que eu estou no meu lugar. A senhora não fale comigo assim!”
A advogada respondeu:
“O senhor me respeite, pois está falando com uma advogada.”
A discussão se intensificou quando Medeiros afirmou que Izabella seria uma “advogada de quadrilha”, completando:
“Advogado de quadrilha não vai me fazer baixar o meu mandato. Eu represento o Estado. Estou na hora da minha fala. Cala a boca.”
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), tentou acalmar os ânimos, mas não conseguiu conter a troca de farpas. O incidente gerou repercussão imediata nas redes sociais e entre parlamentares, destacando a tensão durante as sessões da comissão que apura fraudes no INSS.
Em seu instagram, a Presidente da OAB-MT, deixou sua posição sobre o fato: É inaceitável o desrespeito à advocacia! Durante a CPMI do INSS, o deputado federal por Mato Grosso, José Medeiros, ofendeu uma advogada no exercício da profissão, atacando nossas prerrogativas e o Estado Democrático de Direito.
A OAB-MT repudia veementemente esse comportamento e seguirá firme na defesa da advocacia e do respeito à Constituição.
Sempre na defesa da advocacia!!!
