
Nesta sexta-feira, 29 de agosto, Dia Nacional do Sommelier, compartilho um pouco da minha trajetória no universo dos vinhos, que começou com uma decisão que mudou minha vida. Apesar de não ser uma apreciadora ou “wine lover” inicialmente, decidi seguir a carreira de sommelier profissional, abraçando um caminho de estudo, dedicação e descobertas constantes.
“Foi quase um salto de fé… ou melhor, um projeto de Deus para mim. E eu aceitei”. Desde então, passei a mergulhar em um universo que combina geografia, química, história, amor, raízes e fé, aprendendo que cada vinho carrega histórias e culturas únicas.
Hoje, sou Sommelier Profissional ABS e vejo a profissão como muito mais do que servir vinhos: é servir emoções e experiências. Destaco o apoio de professores, colegas, amigos e do Flávio (meu marido), que esteve ao meu lado durante toda a jornada.
Durante a Semana do Sommelier, que tem como tema “Uma taça, muitas histórias”, refliti sobre o percurso e celebrei as conquistas, reforçando o papel do sommelier como mediador de experiências, sabores e histórias, aproximando pessoas do mundo da enogastronomia.
Para mim, cada aprendizado reforça a paixão pelo universo do vinho e a importância de compartilhar conhecimento, tornando cada encontro com uma taça uma oportunidade de celebrar a vida com amor, dedicação e propósito.
Um pouco de mim!




