
Abilio Brunini (PL)
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), ironizou publicamente a crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos provocada pelo anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, feito pelo presidente norte-americano Donald Trump. Em declaração dada à imprensa na última quinta-feira (10), Abilio sugeriu, com sarcasmo, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia resolver o impasse com “duas ou três cervejinhas”.
“É por isso que eu digo que a melhor solução para resolver esse problema é o Lula e a Janja irem lá tomar uma cervejinha com o Trump. Porque, como ele resolveu o problema da Ucrânia com a Rússia, ele vai conseguir resolver o problema com os Estados Unidos aqui”, afirmou Brunini, fazendo referência à posição diplomática do presidente brasileiro sobre o conflito no Leste Europeu.
Ainda em tom irônico, o prefeito continuou: “E vocês têm que reconhecer: a Janja é uma pessoa inteligente, é uma pessoa que tem capacidade de articular. E o Lula também é uma pessoa que com dois, três goles de cerveja está apto a resolver qualquer conflito”.
A fala repercute em um momento de tensão entre os dois países. Na quarta-feira (9), Trump anunciou a retomada de tarifas de importação sobre produtos do Brasil, o que gerou reações do governo brasileiro e críticas nas redes sociais. O presidente Lula já indicou que adotará medidas de retaliação comercial na mesma proporção.
A provocação feita por Abilio, político alinhado à direita e crítico declarado do governo petista, é mais um episódio de embate verbal entre lideranças políticas em meio a temas de relevância internacional. Em meio a isso, analistas apontam que o episódio exigirá atuação diplomática e econômica mais técnica do que simbólica.
A tarifa norte-americana passa a valer a partir de 1º de agosto e atinge diversos setores da exportação brasileira, especialmente do agronegócio e siderurgia.