
Além de um espaço organizado com atendimento assistencial, logo na entrada, o primeiro Arraiá da Cidadania conta com áreas exclusivas para idosos e PCDs, pontos de água gratuito espalhados pelo evento, ambiente com lixo zero, uma decoração impressionante por Célio Corrêa, além da apresentação com figurino belíssimo e diferenciado pelo Grupo Flor Ribeirinha, todos os dias. Ainda, a população confere a rica variedade de gastronomia e a Feira de Artesanato com produtores de diversos municípios do Estado de Mato Grosso. Com entrada gratuita, aproximadamente 18 mil pessoas estiveram em dois dias do evento, que encerra neste domingo com diversas atrações.
O “Arraiá da Cidadania – Programa Ser Família” foi idealizado por Virgínia Mendes e a realização é da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família e Setasc-MT, com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, para a promoção de serviços essenciais e solidariedade, unindo a cultura e lazer. Conta com a execução do Instituto INC-Inclusão, Cidadania e Ação, e parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros (brigadistas e socorristas), Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e Grupo Flor Ribeirinha.
A pesquisa de satisfação do público está excelente, principalmente relativa à organização e limpeza do ambiente. Além disso, tem estação de artesanato de melhor qualidade, com produtores de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento e Sapezal.
DE CUIABÁ
Inspirado no bioma do cerrado, Augusto Moya Cerâmicas @amceramicacba apresenta peças utilitárias, vasos, ocarinas, aromatizadores e decorações únicas. Na pegada da sustentabilidade Emily Mascarenhas @defcadernosartesanais encanta com os “Cadernos Artesanais” feito com bordado livre (linha e agulha) personalizado. Todos sustentáveis com páginas recicladas.
Também tem produtos naturais com o foco na venda de temperos e especiarias pela Guiné Temperos e Cia @guine.ciade, que traz um mix maravilhoso, há 4 anos nesse seguimento.
Para quem é amante de ímã e se diverte com eles na geladeira, deixando tudo personalizado e pessoal, a artesã e empreendedora Anatacha Deluqui, da Leve imãs @leveimas faz ímãs divertidos, que aprimorou através da vivência em Santa Catarina (SC), e apresenta um trabalho alegre e incrível em Cuiabá.
Cleonice Monzilar, artesã indígena do Povo Umutina, expõe biojóias, como colares, pulseiras, brincos e outros adornos de sementes e cestarias que carregam a força da ancestralidade. “Esse trabalho é mais do que uma fonte de sustento: é uma forma de manter viva a cultura do meu povo e compartilhar um pouco da nossa história por meio de cada peça feita à mão, com carinho e saber tradicional.”, descreve a artesã indígena, que há mais de 20 anos se dedica à produção de artesanato @cleonicemonzilar.
A cultura afro também está presente com o Instituto de Mulheres Negras e Centro Cultura Casa das Pretas, com a loja Bakitê das Pretas, onde vendem bonecas artesanal, brincos, anéis, moringa, xícaras, vestidos afro, canjimjim e muito mais, com os anfitriões Anna e Paulo da @bakitêdaspretas e @casadaspretasmt.
Já a artesã Izilda @izildaatelier está com seus fantoches, dedoches, chaveiros, luvas lúdicas e vários materiais de apoio pedagógico. Alegrando e interagindo no meio familiar, educacional, igrejas e clínicas. Faço tudo com muito amor
Além de acessórios artesanais de pedras e resinas por Margô e Max @maxxemargo, velas aromáticas, aromatizadores de ambiente e incensos naturais, feitos de forma totalmente artesanal, com muito cuidado, intenção e carinho, pelas irmãs Ana Cristina e Ana Paula, da @luzdaalmavelasearomas.
VÁRZEA GRANDE
Lorrance Rosa é de Várzea Grande e produz bolsas com disco de vinil. Isso mesmo! Artesanal e moderno, ela transforma esse acessório em uma peça exclusiva ao visual, com estilo e sustentabilidade da @usevinill.
NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO
Direto do Quilombo Mata Cavalo, localizado em Nossa Senhora do Livramento, a quilombola Maria Josefina, empreende no ramo alimentício com o trabalho derivados da banana, produto artesanal livres de conservantes e aditivos químicos. O nome do meu empreendimento é Delícias da Nega-Derivados.
“Para esse mega evento, o Arraiá da Cidadania, trouxemos banana Chips de vários sabores, orégano, cebola, pimenta, canela e a tradicional, também a nossa queridinha, banana palha. Ah! Elas são fritas, porém são bem sequinhas e crocantes. A melhor banana da região”, destaca @De_deliciasdanega.
Direto do Sítio Dois Corações, Ana Maria, com a empresa familiar @queijariasitiodoiscoracoes, está com o melhor dos queijos artesanais – tipo canastra – gouda – meia cura – frescal. São premiados no doce de leite pastoso e queijo tipo canastra em 2024, em Mato Grosso. E, em 2025 recebeu o prêmio Queijo Brasil em Blumenau (SC), com ouro pela manteiga da garrafa e bronze pelo doce de leite.
POCONÉ
A Jaguaretê (nome de origem tupi-guarani, significa “a verdadeira onça”) Saboaria e Cosmética Natural @saboariajaguarete está presente com o artesanato terapêutico, voltado ao bem-estar, à saúde e à conexão com a natureza. Uma empresa familiar www.saboariajaguareteshopbase.com.br criativa, onde valoriza a cultura e a biodiversidade do Pantanal Mato-grossense, trazendo temáticas como a dança do Congo em seus produtos.
Cada produto é inspirado na riqueza cultural e ambiental da região, utilizando ingredientes naturais como frutas, sementes, flores, ervas e óleos vegetais, tradicionalmente consumidos e apreciados pelas comunidades locais.
SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER
Denize Terezinha Furtado Telles Telles, da DZ Arte e Fios @furtadotelles, é artesã e faz colar decorativo para casa com elos de crochê, materiais retirados do bioma cerrado, como madeira, cascas e sementes. Também encanta com bolsas modernas de crochê.
SAPEZAL
Natanael Sawentesu Nambikuara e Vanessa Sawana Yalikawaindalossu Nambikwara, são indígenas do povo Nambikwara, subgrupo Wakalitesu, da terra indígena Tirecatinga juntamente com a Organização Thutalinansu (organização das mulheres) estão com peças exclusivas de artesanato ancestral, incentivando as mulheres, mães de famílias a buscarem sustentabilidade econômica.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Neste domingo (27.07), além do Grupo Flor Ribeirinha terão shows regionais com Thiago Roseno e Matheuzinho Sucessinho.
SERVIÇOS
Com acesso e estacionamento gratuito, pela Avenida Ranulpho Paes de Barros, o evento é para toda a família. O “Arraiá da Cidadania” começa às 18h, e, logo na entrada, o público encontrará os serviços assistenciais, tais como orientações do Programa SER Família – SER Família Criança, SER Família Inclusivo, SER Família Indígena, SER Família Solidário; SER Família Mulher, com orientações e atendimentos referentes à violência doméstica; Divulgação das políticas públicas e canais à cidadania.
Também apoio à inserção produtiva por meio de divulgação de cursos técnicos/profissionalizantes (SER Família Capacita); Atendimento e conscientização sobre direitos da pessoa idosa e pessoas em situação de rua (SER Família Idoso); Emissão de documentos (segunda via, certidões) e da Carteira do Autista e Celíaco; Atendimento do Procon Estadual; Serviços do SINE: intermediação de vagas e seguro-desemprego, e orientações e cadastro da Energisa.
Ainda, um espaço de escuta ativa para mulheres, população LGBTQIA+, povos tradicionais, pessoas com deficiência (que terão espaço de acessibilidade exclusivo, em tendas com cadeiras, aos shows).



