
O ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou nesta sexta-feira (8) sua saída do MDB após nove anos para se filiar ao PSD, partido liderado no estado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, aliado do governo Lula. A filiação foi oficializada em foto com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Emanuel agradeceu sua trajetória no MDB e antigos aliados, destacando que inicia um “novo ciclo político” focado na humanização das políticas públicas e no desenvolvimento social. “Não adianta sermos um Estado rico e um povo pobre”, afirmou.
A mudança ocorre em meio a uma crise interna no MDB, que pode levar seu filho, o deputado federal Emanuelzinho, a deixar o partido. A disputa pelo comando estadual do MDB, entre o grupo ligado a Carlos Bezerra — aliado de Pinheiro — e a deputada estadual Janaina Riva, tem gerado tensão, com posicionamentos políticos divergentes.
A assessoria de Emanuelzinho negou atritos internos. Com a filiação ao PSD, Emanuel Pinheiro deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.