
Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação Gadalias em Cuiabá, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes milionárias contra a Caixa Econômica Federal. Entre os alvos da ação está o empresário José Mikhael Maluf Neto, que atua no ramo imobiliário em Mato Grosso.
Segundo a PF, o grupo investigado utilizava matrículas imobiliárias adulteradas para simular transações de compra e venda de imóveis e, com isso, obter de forma ilícita financiamentos e empréstimos junto à instituição financeira. As investigações já identificaram operações fraudulentas que ultrapassam R$ 7,9 milhões, além de uma tentativa frustrada de contratação de crédito no valor de R$ 2,6 milhões.
O advogado do empresário, Giovane Santin, afirmou que ainda não teve acesso aos documentos da operação, mas negou qualquer irregularidade por parte de seu cliente.
Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nos cartórios do 2º, 5º e 6º Ofício de Cuiabá. A PF destacou, no entanto, que os cartórios não são investigados no caso, e que as diligências tiveram apenas a finalidade de coletar documentos relacionados às apurações.
Durante a operação, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos e outros materiais que podem comprovar a participação dos suspeitos no esquema.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, fraude para obtenção de financiamento e associação criminosa.
De acordo com a Polícia Federal, as fraudes foram descobertas após análises da Centralizadora de Segurança da Caixa Econômica Federal, que atuou em conjunto com os agentes na identificação das irregularidades e na confirmação da falsificação dos documentos apresentados.