
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (5), a Operação Narcoimperium com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. As ações ocorreram nos municípios de Brasnorte e Tangará da Serra, no interior de Mato Grosso.
Um dos alvos da operação foi o empresário Alessandro Aguiar, conhecido como Pelúcia, presidente do diretório municipal do MDB em Brasnorte e atuante no setor de mineração. Ele foi preso em sua cidade. Em 2023, Pelúcia já havia sido detido por suspeita de divulgar um vídeo íntimo do ex-delegado e ex-candidato a prefeito Eric Fantin (PL).
Ao todo, 30 policiais federais cumpriram quatro mandados de prisão temporária, seis de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens avaliados em aproximadamente R$ 7,5 milhões. Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso.
As investigações são um desdobramento da Operação Catrapo, que já havia revelado a atuação de uma rede criminosa transnacional com grande capacidade logística e financeira. Segundo a PF, o grupo utilizava aeronaves para transportar grandes carregamentos de drogas.
Durante o curso da apuração, foi identificado que os suspeitos adquiriram um avião que acabou abatido pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 2021, em Brasnorte. A aeronave transportava cerca de 300 quilos de cocaína quando foi interceptada.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.