Abilio Brunini (PL)
Apesar de ter consultado a população nas redes sociais, o prefeito Abilio Brunini (PL) decidiu que não haverá feriadão em Cuiabá neste mês de novembro. A jornada de trabalho será normal na sexta-feira (21).
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), confirmou nesta terça-feira (18) que o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, não será transferido para a sexta-feira (21). A folga será mantida exclusivamente na quinta-feira, e o expediente segue normal no Palácio Alencastro no dia seguinte.
Segundo o prefeito, a mudança não poderia ser feita porque o feriado foi instituído por lei federal. “A lei é federal, não pode ser mudada. O feriado é quinta-feira, dia 20, e na sexta-feira, dia 21, é dia normal. Não vou emendar porque eu trabalho todos os dias, inclusive dia 20”, afirmou.
Enquanto Cuiabá seguirá com o funcionamento regular na sexta-feira, a Prefeitura de Várzea Grande decretou ponto facultativo. Já o Governo de Mato Grosso ainda não divulgou qual será o procedimento adotado pelos órgãos estaduais.
A prefeitura chegou a publicar uma enquete nos stories do Instagram para consultar a população sobre a possibilidade de emendar o feriado. A proposta, segundo a gestão, era “promover o diálogo com a sociedade” e avaliar impactos econômicos e sociais da possível alteração. A consulta, no entanto, foi retirada do ar menos de 24 horas após a publicação, sem justificativa oficial.
O feriado da Consciência Negra passou a ser nacional em 2024, após lei sancionada em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tornando obrigatória sua adoção por todos os estados e municípios.
