
Claudio Cordeiro, Sinapro-MT
Cerca de 40 lideranças da publicidade de 22 estados brasileiros participaram, nos últimos dias 13 e 14 de agosto, do Encontro Nacional do Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, realizado no Rio de Janeiro. O evento marcou a entrega de diversos projetos desenvolvidos pelos grupos de trabalho na atual gestão da Fenapro, com vistas a apoiar o desenvolvimento e crescimento das agências de propaganda de todo o País.
Com foco no fechamento, no final do ano, das atividades realizadas no ciclo da atual gestão da entidade, os Grupos de Trabalhos (GT’s) das diversas áreas avançaram nas entregas de projetos muito importantes para todo mercado publicitário brasileiro. Entre eles, destacou-se o de unificação das Listas Referenciais de Custos Internos, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2026.
“O objetivo é ter um padrão único na linguagem dos itens de serviços prestados em todo País e, principalmente, trazer mais eficiência e acessibilidade às agências ao substituir as listas físicas, impressas e estáticas, por uma plataforma de consulta e interação sistematizada em torno desse importante instrumento de mercado”, destaca Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
Outras iniciativas dos GT’s incluem uma Pesquisa Salarial inédita, realizada em parceria com a CELERH, que visa fornecer uma radiografia das médias salariais praticadas por cargos e funções em todos os setores de uma agência e dos benefícios oferecidos, bem como das práticas de gestão de pessoas. A sondagem será entregue no quarto trimestre.
Também se destacaram iniciativas consolidadas ao longo da gestão da atual diretoria, como os workshops Transforma e Dica Legal, além das lives Chacoalha e Dica Legal — realizadas em parceria com o Sinapro-SP. Entre as ações de maior relevância, está o lançamento do Guia de Licitações Públicas, elaborado pelo renomado advogado Dr. Paulo Gomes de Oliveira Filho, em parceria com o Sinapro-SP e a ABAP. O material se consolidou como uma referência estratégica para orientar a atuação das agências associadas em todo o país.
Na pauta, ações bastante relevantes, como o GT de Inovação & Transformação dos Negócios, que, dentre suas atribuições, avalia o impacto da IA nos Negócios; o projeto “Método de Gestão P4C2”; o “Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativas” e o “Festival Nacional de Criatividade”, todas iniciativas que serão lançadas até o final deste ano.
Na avaliação do presidente do Sinapro-MT, Cláudio Cordeiro, o encontro foi uma excelente oportunidade para avaliar as entregas e os projetos em andamento na atual gestão e, principalmente, para se preparar para o futuro dos negócios. “Participar deste encontro é reafirmar o papel do Mato Grosso no cenário nacional da propaganda. Tivemos a oportunidade de trocar experiências, discutir inovações e compreender como as mudanças, como o impacto da inteligência artificial e os novos modelos de gestão, podem transformar o nosso mercado. Saímos daqui mais preparados e conectados com o futuro do setor.”
Preparação para o futuro do Ecossistema Sinapro/Fenapro
O evento contou também com a segunda etapa do Workshop “Cenários Futuros”, conduzido por Fernando Braga e Silva, fundador da Delta Consulting, que tem como objetivo auxiliar as lideranças a desenvolverem uma visão mais abrangente e estruturada sobre o futuro do setor publicitário e do Ecossistema Sinapro/Fenapro. “O workshop mostrou aos participantes como lidar com a imprevisibilidade, como gerar opções estratégicas e destacou, principalmente, a importância de aprender sobre o presente considerando múltiplas perspectivas para o futuro”, destaca Fernando Braga.
Braga e Silva, que também é especialista em planejamento estratégico e cenários futuros, utilizou, no workshop, a metodologia Oxford Scenario Planning Approach (OSPA), um modelo que permite que organizações aprendam a lidar melhor com a incerteza, ampliando suas possibilidades estratégicas.
O encontro também assinalou a criação de uma delegacia regional da Fenapro no Estado de Alagoas e a retomada das operações das delegacias regionais nos estados do Amazonas e Maranhão.
Com as delegacias, a Fenapro amplia a sua representação para 22 estados, dos quais 19 já contam com Sinapros. As delegacias são um fórum inicial de representação da entidade, que funciona como uma etapa de preparação para a constituição posterior de um Sindicato das Agências de Propaganda. Em Alagoas, Gustavo Moreno, da Labox, estará à frente da nova Delegacia, enquanto no Amazonas, Eulália Xavier, da Mene Portela, foi reconduzida à delegada, e no Maranhão, Felipe Ladeira, da La Marca, é o novo delegado.
“A movimentação para abrir representações regionais é muito positiva para esses estados, pois o mercado local passa a contar com os serviços oferecidos pelo nosso Ecossistema, o que envolve, além da representação institucional, a realização de cursos e parcerias estratégicas até o desenvolvimento de materiais de apoio e de consultorias diversas para orientar as agências sobre a melhor gestão e crescimento dos negócios”, conta Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.
Informações à imprensa FENAPRO:
GPCOM Comunicação Corporativa
Murillo Senne – murillo@gpcom.com.br (11) 98223-9260
Débora Ferreira – deboraferreira@gpcom.com.br (11) 98205-4797
Fone (11) 3129-5158