
Divulgação/ DIG de Americana
A Polícia Civil de Americana, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), desmantelou nesta segunda-feira (1º) um esquema de venda de suplementos alimentares falsificados, composto por whey protein e creatina adulterados, que eram distribuídos pela internet em marketplaces. Cerca de 4 toneladas dos produtos foram apreendidas no local onde eram reembalados e comercializados como originais.
De acordo com a investigação, os suplementos chegavam em sacos a granel, sem qualquer embalagem apropriada. No imóvel, os produtos eram fracionados, colocados em potes, lacrados e identificados com etiquetas falsas. A polícia encontrou ainda embalagens vazias, rótulos falsificados, balança de precisão e impressoras usadas para confeccionar os lacres e etiquetas.
Durante a ação, uma mulher de 24 anos foi presa em flagrante e uma adolescente também foi detida, mas liberada após ser ouvida. As apurações continuam para identificar a fábrica fornecedora dos produtos, localizada em outro município, além de possíveis outros envolvidos na fraude.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado como crime contra as relações de consumo e falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. A Vigilância Sanitária de Americana foi acionada e ficará responsável pelo descarte de todo o material apreendido, que estava em condições insalubres, sem rótulo e sem certificações oficiais necessárias para a comercialização.