
Screenshot
Em uma das maiores ações antidrogas já registradas, o governo dos Estados Unidos anunciou, na noite desta quarta-feira (15), a apreensão de mais de 45 toneladas de cocaína no Oceano Pacífico. Parte da carga foi descarregada na Flórida, em uma operação que também se estende ao Mar do Caribe.
Segundo a Casa Branca, desde agosto foram realizadas mais de 20 ações marítimas, resultando na prisão de quase 60 pessoas ligadas ao narcotráfico. As autoridades estimam que o volume apreendido correspondia a mais de 23 milhões de doses letais de cocaína. Durante as operações, pelo menos três embarcações carregadas com drogas foram destruídas, e mais de 10 pessoas morreram.
O aumento das ações americanas elevou a tensão no Caribe, com exercícios militares realizados pelo exército venezuelano sob comando de Nicolás Maduro, em demonstração de força diante da pressão dos EUA. Navios de guerra norte-americanos reforçam a vigilância para interceptar embarcações suspeitas de transportar drogas e manter conexões com o Tren de Aragua, uma das facções criminosas mais ativas da região.