A Expo Favela Innovation Mato Grosso teve início nesta sexta-feira (24.10), no Espaço de Eventos do Várzea Grande Shopping, reunindo centenas de visitantes, empreendedores e lideranças comunitárias em torno de uma programação dedicada à inovação, cultura e negócios de impacto social. O evento, que segue até este sábado (25.10), é gratuito e conta com mais de 40 expositores, feira literária, apresentações culturais e palestras com nomes nacionais.

O presidente da Cufa-MT, Anderson Zanovello, destacou a alegria pela realização da terceira edição do evento e agradeceu o empenho coletivo. “Agradeço a todos que estão aqui, aos que estão no palco e aos que trabalharam incansavelmente para colocar esse evento de pé. Sejam todos muito bem-vindos”, afirmou.
Representando o Governo de Mato Grosso, o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, ressaltou a importância do apoio à iniciativa. “A favela sempre foi sobre fazer o corre, sobre sustentar a família e colocar comida na mesa. Quando a gente tem oportunidade de melhorar nossos negócios e colocá-los em evidência, isso transforma. Estar aqui no shopping é simbólico: o espaço das vendas, onde o comércio pulsa e onde as pessoas vão se surpreender com o talento e a criatividade das periferias”, declarou.
O diretor técnico do Sebrae-MT, André Schelini, destacou a força empreendedora do estado e a importância da inclusão. “Por muitos anos, o Mato Grosso era visto como periférico nas artes, na ciência e na economia, e hoje é o centro do mundo em produção de alimentos e diversidade. O Sebrae está junto com o empreendedor de periferia, do campo e da cidade. Empreender é sonhar e transformar, e nós somos parceiros dessa jornada”, disse.
“O primeiro dia da Expo Favela no nosso Espaço de Eventos confirma que Várzea Grande precisa e merece um lugar onde ideias viram negócio. O shopping vive o dia inteiro com gente empreendendo, aprendendo e se conectando; essa é a lógica do primeiro complexo multiuso de Mato Grosso, que reúne serviços e oportunidades no mesmo perímetro”, afirmou o superintendente do Várzea Grande Shopping, José Flávio Alves Jr.
A gerente de Comunicação na RMC, grupo da TVCA, Jaqueline Naujorks, celebrou a parceria de mais um ano com a Expo Favela MT e ressaltou a importância do evento como uma plataforma para conectar ideias e inverter perspectivas. “A favela é potência, não carência. Existem ideias incríveis ali e a sociedade tem muito o que aprender com o que se faz na comunidade”, afirmou.
No primeiro dia, o público assistiu às palestras do jornalista e empresário Manoel Soares, com o tema “Favela Capital – Como entramos sem dinheiro”, e do empreendedor Rick Chester, que emocionou a plateia ao contar como transformou a venda de água nas praias do Rio de Janeiro em símbolo nacional de superação e inovação popular.
Neste sábado (25), a programação iniciou a partir das 10h, com destaque para a palestra da empresária Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural. Ela vai falar sobre a importância de se reinventar e compartilhar sua trajetória inspiradora — da infância no Morro do Catumbi, no Rio de Janeiro, até o comando da maior rede brasileira de cuidados com cabelos crespos e cacheados.
A programação completa pode ser acessada em mt.expofavela.com.br e também no perfil oficial @expofavelamt.
REALIZAÇÃO – A edição da Expo Favela Innovation Mato Grosso 2025 é uma realização da CUFA-MT, Favela Holding, Associação de Desenvolvimento das Favelas, MT Criativo e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e patrocínio do Sebrae-MT e Várzea Grande Shopping e promoção da TV Centro América.

