
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta quarta-feira (9) Julia Garcia Domingues, uma das filhas do funkeiro Mr. Catra, acusada de participar de um esquema de estelionato contra aposentados e pensionistas. A jovem de 28 anos foi detida durante a Operação Falsa Portabilidade, que investiga fraudes envolvendo empréstimos consignados.
Julia, que mantém mais de 15 mil seguidores no Instagram e costuma compartilhar fotos de viagens e ensaios fotográficos, era responsável por ceder contas bancárias para o depósito dos valores obtidos nos golpes, segundo as investigações. Além dela, outras seis pessoas foram presas, e mandados foram cumpridos no Acre, em Minas Gerais e em Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo se apresentava como consultores financeiros e abordava vítimas oferecendo a portabilidade de empréstimos consignados, com promessas de juros mais baixos e melhores condições de pagamento. Ao aceitar a proposta, os aposentados acabavam contratando novos empréstimos, mas os valores liberados eram desviados pelos criminosos.
“O grupo iludia as vítimas com falsas propostas de quitação de dívidas e redução de juros. No final, os aposentados ficavam com novas dívidas e sem o dinheiro”, explicou a delegada Josy Lima Leal Ribeiro, titular da Delegacia de Defraudações.
Segundo o delegado Gustavo Henrique da Silva Neves, da Polícia Civil do Acre, o grupo também falsificava documentos para viabilizar as operações fraudulentas. Uma das vítimas chegou a ter um prejuízo de R$ 400 mil. Durante a operação, cerca de R$ 1 milhão foi bloqueado em contas bancárias usadas pelos golpistas.
Julia, uma dos 32 filhos de Mr. Catra — morto em 2018, vítima de câncer no estômago — costumava fazer homenagens ao pai nas redes sociais e exibir viagens para destinos como Búzios, Angra dos Reis e Salvador. O namorado dela, Lenon Costa, que tem o nome da jovem tatuado no pescoço, privou seu perfil nas redes sociais após a prisão. Até o momento, ele não se pronunciou sobre o caso.
As investigações seguem para identificar outras vítimas e possíveis integrantes da quadrilha.