
Dois fugitivos da Penitenciária de Várzea Grande, considerados de alta periculosidade, foram recapturados nesta quinta-feira (4) em Rolim de Moura, Rondônia. Os detentos haviam escapado do Complexo Penitenciário Industrial Ahmenon Lemos Dantas no dia 14 de agosto.
Os presos identificados são Edvaldo de França Almeida, de 39 anos, e Luan Augusto dos Santos Lima, de 25 anos. Luan tem uma longa ficha criminal e já foi indiciado por tráfico de drogas, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo, adulteração de veículos e participação em organização criminosa. Ele também é apontado como mandante e executor de homicídios qualificados, tentados e consumados.
No fim de 2023, de acordo com investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum, Luan teria formado e liderado, a mando de uma facção, um grupo de extermínio que atuava na região. O criminoso já foi condenado em diversos processos e ainda responde a outras ações penais.
Essa não foi a primeira fuga registrada. Em outubro de 2024, Luan escapou da cadeia pública de Peixoto de Azevedo, junto com outro preso, sendo recapturado dois meses depois em Cuiabá, em ação conjunta da Derf de Nova Mutum e da Gerência Estadual de Polinter e Capturas.
Após trabalho de inteligência, investigadores da Derf Nova Mutum localizaram o esconderijo de Luan em Rolim de Moura e repassaram as informações à Polícia Civil de Rondônia. A operação que resultou na captura contou com apoio de policiais civis e militares do estado.
Os dois fugitivos foram novamente colocados à disposição da Justiça.