
Na manhã desta quinta-feira (24), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a 2ª fase da “Operação Tudo 2” na cidade de Barra do Garças, a 509 km de Cuiabá. A ação visa o cumprimento de 25 ordens judiciais contra integrantes de uma organização criminosa que atua em diversos crimes no estado de Mato Grosso.
Entre os mandados expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá, estão 10 de busca e apreensão e 15 de quebras de sigilo. As diligências estão sendo cumpridas nas cidades de Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis, tendo como alvos, principalmente, membros com funções de liderança dentro da facção criminosa.
A operação é resultado de um trabalho técnico investigativo conduzido pelo Gaeco de Barra do Garças com base em provas e informações reunidas desde a 1ª fase da operação, deflagrada em novembro de 2023, quando um dos criminosos morreu em confronto com as autoridades.
Segundo o Ministério Público, esta nova fase tem como foco o enfrentamento a crimes como homicídios, tráfico de drogas, extorsões e porte ilegal de armas, todos ligados à atuação da organização criminosa.
O Gaeco, formado por integrantes do Ministério Público do Estado, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo Civil, reforça o compromisso institucional de combater com firmeza qualquer ameaça à segurança da população. “O crime organizado será reprimido de forma adequada, dentro dos preceitos legais”, afirma a força-tarefa.