
Um novo tipo de golpe tem preocupado autoridades no Rio Grande do Sul: o “golpe do amor com Elon Musk”. Segundo a Polícia Civil, pelo menos 70 pessoas já foram vítimas desse esquema no estado.
O caso mais recente envolve uma idosa de 70 anos, moradora de Porto Alegre, que perdeu R$ 26 mil ao cair na fraude. O golpe começa com o contato do criminoso pelas redes sociais, apresentando-se como o bilionário Elon Musk. Depois, o golpista cria uma relação de confiança e promete enviar uma “caixa de dinheiro” pelos Correios, solicitando que a vítima pague taxas alfandegárias para recebê-la.
A delegada Ana Luiza Caruso, da 10ª Delegacia de Polícia, informou que casos semelhantes têm aumentado na região. Ela ressaltou que alguns endereços de IP utilizados nos golpes foram repetidos em mais de uma ocorrência, indicando a atuação de uma mesma quadrilha. A delegada também destacou que criminosos se aproveitam da vulnerabilidade de idosos, explorando carências emocionais para aplicar os golpes.
Em outro caso, registrado em Goiás, uma idosa de 69 anos perdeu R$ 150 mil ao acreditar manter um relacionamento com Elon Musk, chegando a considerar vender sua casa para enviar mais dinheiro.
A Delegacia de Proteção ao Idoso do Rio Grande do Sul continua investigando os casos e reforça a importância da atenção das famílias e dos próprios idosos para evitar fraudes semelhantes.