
O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (15), que o Governo do Estado distribuirá entre 20 e 25 mil ingressos gratuitos para o público assistir à etapa inédita da BRB Stock Car Pro Series, que será realizada entre os dias 13 e 15 de novembro, no Autódromo Internacional de Mato Grosso, localizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
“Vamos distribuir entre 20 e 25 mil ingressos gratuitos para a população. Todas as arquibancadas são de propriedade do Estado e serão disponibilizadas sem nenhum custo, tanto para os treinos quanto para as provas. Teremos um sistema de cadastramento para garantir que os ingressos cheguem às pessoas que queiram assistir”, afirmou o governador.
A etapa será a primeira corrida noturna da categoria com iluminação de padrão internacional no Brasil e marcará a inauguração oficial da pista do autódromo, construída dentro dos parâmetros da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Além do acesso gratuito, Mendes garantiu transporte sem custo para quem não tiver condições de ir ao autódromo com veículo próprio. “Já alinhamos isso com o prefeito Abílio e teremos ônibus que vão sair do centro de Cuiabá até o parque, pensando naquelas pessoas com menos condições”, explicou.
O evento também contará com provas da TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional, atraindo equipes e visitantes de várias regiões do país. “Nós teremos um autódromo com padrão internacional. A iluminação permitirá provas noturnas, o que coloca Mato Grosso na rota dos grandes eventos do automobilismo nacional e internacional”, destacou o governador.
Mauro Mendes ressaltou ainda o impacto econômico da realização do evento. “Somente nas equipes envolvidas são cerca de mil profissionais. Isso movimenta hotéis, bares, restaurantes, transportes e gera uma grande atividade econômica. Estamos consolidando Mato Grosso como um destino de eventos. Isso ativa a economia, atrai novos investimentos e projeta o nosso estado para o Brasil inteiro”, pontuou.
O Parque Novo Mato Grosso, onde está o autódromo, será o maior centro multieventos da América Latina e já tem confirmados outros grandes eventos ainda este ano, como o Natal, o Réveillon e o Campeonato Brasileiro de Skate.
O anúncio contou com a presença do CEO da VICAR, Lincoln Oliveira; do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra; do deputado estadual Valmir Moretto; do prefeito de Diamantino, Chico Mendes; e dos secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação), além do presidente da MT Par, Wener Santos.
A nova pista
Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, o Autódromo Internacional de Mato Grosso será a 23ª pista diferente a receber uma etapa da Stock Car em 46 anos de história. A pista conta com 13 curvas — nove à direita e quatro à esquerda — e duas grandes retas, sendo a principal de 670 metros e a oposta de 750.
Projetado conforme as normas esportivas e de segurança da FIA e da FIM, o traçado cuiabano coloca o Estado de Mato Grosso definitivamente no mapa do automobilismo brasileiro e internacional.