
“Nosso trabalho é garantir dignidade para a população. Um bairro como o Pedra 90 precisa de escolas de qualidade, e é isso que estamos entregando agora”, afirmou Elizeu.
Mais de 3 mil alunos do bairro Pedra 90, em Cuiabá, passarão a contar com uma nova estrutura de ensino a partir da próxima segunda-feira (5). O Governo de Mato Grosso vai inaugurar, no local, um moderno complexo educacional com investimento superior a R$ 40 milhões, voltado à oferta de ensino público de excelência no modelo cívico-militar.
O novo espaço abrigará dois Colégios Estaduais Integrados (CEIs): o CEI 03 – Mário de Castro e o CEI 04 – Malik Didier. Juntas, as unidades devem atender cerca de 3.360 estudantes nos turnos matutino e vespertino. A cerimônia de inauguração contará com a presença do governador Mauro Mendes e do secretário estadual de Educação, Alan Porto.
A construção do complexo foi viabilizada por indicação do deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), que em 2023 promoveu uma audiência pública no bairro para debater as carências educacionais da região. O parlamentar destaca que o Pedra 90, com uma população estimada em mais de 90 mil habitantes, não poderia continuar sem infraestrutura educacional compatível com sua demanda.
“Nosso trabalho é garantir dignidade para a população. Um bairro como o Pedra 90 precisa de escolas de qualidade, e é isso que estamos entregando agora”, afirmou Elizeu.
Do total investido, R$ 21,6 milhões foram destinados à construção do CEI 03 e R$ 20,3 milhões ao CEI 04. Ambas as escolas vão operar com a proposta pedagógica cívico-militar, modelo que tem mostrado resultados positivos segundo os últimos indicadores do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
“O modelo cívico-militar oferece disciplina, preparo emocional e rendimento acima da média. Os dados mostram que essas escolas estão entre as melhores do estado. Estamos preparando nossos filhos para os desafios do presente e do futuro”, completou o deputado.
A inauguração das unidades é mais uma ação do governo estadual para ampliar o acesso à educação de qualidade em áreas de grande densidade populacional e com alta demanda por políticas públicas estruturantes.