
As forças de segurança de Mato Grosso impediram mais uma tentativa de invasão de terras no município de Cocalinho, a 788 km de Cuiabá. A ação foi concluída nesta quarta-feira (24), com a prisão em flagrante de seis suspeitos e a apreensão de quatro armas de fogo. Esta foi a 57ª invasão frustrada no âmbito do programa Tolerância Zero Contra Invasões de Terra, coordenado pelo Governo do Estado.
A operação, que mobilizou cerca de 20 policiais civis e militares, teve início após denúncias de que homens armados haviam invadido uma propriedade rural se passando por policiais. Segundo o registro policial, os invasores expulsaram os donos da fazenda ainda na madrugada de terça-feira (22).
A primeira fase da ação ocorreu em um alojamento improvisado dentro da área invadida, onde quatro homens, com idades entre 43 e 61 anos, foram capturados e uma espingarda foi apreendida. Na sequência, os policiais realizaram buscas na região e localizaram outros dois suspeitos. Com eles, foram encontrados rifles, carabinas e mais de 500 munições de grosso calibre, além de correntes, celulares e equipamentos elétricos.
Todos os presos foram levados à Delegacia de Polícia de Água Boa, que conduz as investigações. Eles devem responder por esbulho possessório (ocupação ilegal de terra) e posse irregular de arma de fogo.
O programa Tolerância Zero Contra Invasões de Terra tem sido uma das principais estratégias do governo estadual para conter conflitos fundiários em Mato Grosso. Desde o início da iniciativa, dezenas de operações semelhantes já foram realizadas em diferentes regiões do estado.