
SESP-MT
Dois homens foragidos da Justiça foram presos no último sábado (27), em Chapada dos Guimarães e Cuiabá, graças ao sistema de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, que utiliza câmeras integradas e inteligência artificial para auxiliar o trabalho das forças de segurança.
Em Chapada dos Guimarães, um homem de 44 anos, condenado a 18 anos e oito meses de prisão por estupro de vulnerável contra duas vítimas, foi identificado durante o Festival de Inverno. A captura aconteceu após a Plataforma de Observação Elevada (POE), operada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), detectar a presença do foragido entre o público. Ele foi monitorado pelas equipes e abordado por policiais militares por volta das 23h. Após a confirmação do mandado de prisão, o suspeito foi conduzido à delegacia da cidade.
Já em Cuiabá, outro homem, com mandado de prisão por roubo, foi reconhecido pelas câmeras do programa enquanto caminhava pela Avenida Fernando Corrêa da Costa. O Ciosp acompanhou o deslocamento do suspeito e acionou uma equipe da Polícia Militar, que efetuou a abordagem dentro de um ônibus do transporte coletivo. Ele também foi encaminhado à delegacia.
O Vigia Mais MT é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao monitoramento inteligente de áreas públicas, e tem sido fundamental na localização de suspeitos e na prevenção de crimes.