Quatro pessoas, incluindo uma idosa de 69 anos, foram presas em flagrante nesta quinta-feira (12) pela Polícia Civil de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, suspeitas de planejarem o sequestro de um jovem de 26 anos. Também foram detidos a irmã da idosa, de 55 anos, e dois homens apontados como integrantes de uma facção criminosa.
De acordo com as investigações, o crime teria sido motivado pela cobrança de uma suposta dívida que o rapaz teria com a idosa — sua ex-companheira. O valor cobrado, porém, se referia a presentes que ela entregou ao jovem durante o relacionamento, segundo a polícia.
A vítima procurou a delegacia após receber mensagens e áudios com graves ameaças e exigências de pagamento. Na manhã de quinta-feira, o grupo tentou forçar o rapaz a entrar em um carro para sequestrá-lo, mas ele conseguiu escapar e buscou ajuda.
Informações levantadas pelos investigadores indicam que o objetivo dos suspeitos era levar o jovem a um “tribunal do crime”, método usado por facções para impor punições internas. Um dos envolvidos, segundo a polícia, usava tornozeleira eletrônica, o que reforçou a organização e a ousadia da ação.
Após serem acionados, policiais da Delegacia de Chapada dos Guimarães iniciaram buscas e localizaram os dois faccionados, que já deixavam o município. As duas mulheres foram presas em casa.
Os quatro suspeitos foram levados à delegacia e, após serem ouvidos pelo delegado Igor Sasaki, autuados em flagrante. Eles permanecem à disposição da Justiça.
