
A Amazon Web Services (AWS), principal provedora de serviços de computação em nuvem do mundo, registrou uma interrupção em seu sistema na manhã desta segunda-feira (20), afetando diversas plataformas e serviços digitais que dependem de sua infraestrutura. A falha foi solucionada por volta das 8h45, no horário de Brasília, segundo comunicado oficial da empresa.
Durante o período de instabilidade, milhares de usuários e empresas relataram lentidão e falhas de acesso. De acordo com o monitoramento inicial, o problema se concentrou na região US-EAST-1, localizada na Virgínia (EUA) — uma das mais importantes da rede global da AWS.
O impacto foi sentido em vários países, incluindo o Brasil. Grandes plataformas de e-commerce e serviços digitais enfrentaram dificuldades para operar normalmente. Sites como o Mercado Livre e outros grandes players brasileiros registraram instabilidade. Em episódios anteriores, falhas semelhantes na AWS já haviam afetado sistemas de pagamento, logística e acesso a dados de empresas que utilizam a nuvem da companhia.
A AWS informou que suas equipes técnicas estão atuando para garantir a normalização completa dos serviços e reforçou que trabalha continuamente para aprimorar a resiliência de sua infraestrutura.
Com cerca de 31% de participação no mercado mundial de computação em nuvem, segundo a Synergy Research Group, a AWS possui operações em mais de 245 países e territórios, distribuídas entre mais de 30 regiões e 100 zonas de disponibilidade.
Entre os principais clientes da empresa estão Netflix, Airbnb, NASA, Coca-Cola, Samsung, Volkswagen, Spotify e Moderna, além de milhares de governos e instituições financeiras. A abrangência e o papel central da AWS no funcionamento de sistemas digitais em todo o mundo reforçam seu status como uma verdadeira espinha dorsal da economia digital global — e, ao mesmo tempo, evidenciam os riscos da concentração de serviços em uma única provedora.