
Usuários do Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), enfrentaram instabilidade nos serviços na manhã desta segunda-feira (20).
De acordo com dados do site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços on-line, as primeiras reclamações começaram ainda na madrugada, por volta das 4h (horário de Brasília). O pico de notificações ocorreu às 12h36, com quase 230 relatos de falhas.
Ainda não há confirmação oficial sobre o motivo da instabilidade, mas é possível que o problema esteja relacionado à queda da Amazon Web Services (AWS) — subsidiária da Amazon e uma das maiores plataformas de infraestrutura digital do mundo.
A AWS é responsável por fornecer serviços como armazenamento de dados, hospedagem de sites, redes, bancos de dados e soluções de inteligência artificial e segurança digital. Um “apagão” registrado nesta segunda-feira afetou sistemas que utilizam sua estrutura, provocando falhas em sites e aplicativos globais, incluindo Snapchat, Roblox, Perplexity e Prime Video.