
Uma jiboia foi encontrada nesta segunda-feira (7) dentro de uma caixa que seria enviada para Belo Horizonte (MG) por meio de uma transportadora situada em Cuiabá. Funcionários da empresa localizaram o animal durante o processo de conferência e imediatamente acionaram a Polícia Militar.
Ao chegar ao local, policiais do Batalhão de Proteção Ambiental constataram os indícios de crime ambiental e registraram um boletim de ocorrência. A serpente foi recolhida e encaminhada ao recinto de animais silvestres do batalhão, onde deve receber os cuidados adequados antes de ser devolvida ao habitat natural.
O caso é investigado pelas autoridades ambientais. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, o tráfico de animais silvestres é crime, com pena de até um ano de prisão, podendo ser aumentada se o animal for raro, ameaçado de extinção, ou se o crime for cometido em determinadas circunstâncias agravantes, como em áreas de proteção ou no período noturno.
Até o momento, não há informações sobre o responsável pelo envio da caixa. A transportadora colabora com as investigações.