
O principal alvo da Operação Ludus Sordidus, deflagrada em agosto, teve um novo mandado de prisão preventiva cumprido na manhã desta segunda-feira (8), em Cuiabá. S.L.Q.A., apontado como líder de uma facção criminosa nos bairros Jardim Liberdade e Osmar Cabral, já havia sido preso no dia 21 de agosto durante a operação, realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (GCCO/Draco).
Na ocasião, ele foi encaminhado à audiência de custódia e, em caráter excepcional, recebeu prisão domiciliar devido a problemas de saúde e necessidade de acompanhamento médico. No entanto, mesmo sob monitoramento eletrônico, o investigado manteve articulações voltadas à continuidade das práticas ilícitas, incluindo reuniões com integrantes da facção.
Diante do descumprimento das medidas, a juíza Fernanda Mayumi Kobayashi, do Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias de Cuiabá, revogou a prisão domiciliar e decretou nova ordem de prisão preventiva. O cumprimento do mandado ocorreu na residência do investigado, e ele foi encaminhado à unidade policial, sendo colocado à disposição da Justiça.
A Operação Ludus Sordidus, deflagrada em 21 de agosto, cumpriu 38 ordens judiciais com o objetivo de desarticular a atuação de uma facção altamente estruturada, envolvida em jogos de azar, estelionatos, tráfico de drogas e lavagem de capitais. O líder do grupo, que utilizava fachada de ações sociais e presidência de um time de futebol amador, controlava atividades criminosas em diversos bairros, garantindo lucro e expansão da organização.
A ação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso, além de colaborar com as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim)