
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17), em entrevista à BBC News Internacional, que vetará qualquer proposta de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso o texto seja aprovado pelo Congresso Nacional.
“Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria”, declarou Lula, durante entrevista no Palácio da Alvorada.
O comentário surge em meio à pressão de líderes bolsonaristas para que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), coloque a proposta em votação. O projeto tramita com pedidos para que seja apreciado em regime de urgência, o que aceleraria sua análise pelo Legislativo.
Apesar das articulações, Lula ressaltou que não interfere diretamente nas decisões do Congresso. “O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso”, afirmou.
A declaração deixa claro que, embora a tramitação do projeto seja uma atribuição do Legislativo, qualquer tentativa de conceder anistia a Bolsonaro encontrará resistência do Palácio do Planalto.