
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será recebido pelo Papa Leão XIV na próxima segunda-feira (13), no Vaticano, conforme comunicado divulgado pela Santa Sé. Esta será a primeira audiência entre o novo pontífice e o chefe de Estado brasileiro.
Lula embarca para Roma na tarde deste sábado (11) e será o primeiro presidente do Brasil a se reunir oficialmente com Leão XIV, sucessor de Francisco no trono de Pedro. Ao longo de sua trajetória política, o petista já teve encontros com três papas anteriores: João Paulo II, Bento XVI e Francisco.
Fórum Mundial da Alimentação
A principal agenda da viagem será o Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). De acordo com o Itamaraty, Lula fará o discurso de abertura do evento e participará da reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, criada sob a liderança do Brasil durante a presidência do G20.
O presidente também acompanhará a inauguração do espaço permanente da Aliança Global, que reunirá mecanismos de cooperação e apoio a políticas públicas voltadas ao combate à fome e à pobreza extrema.
Encontro com o Papa
Durante a audiência com o Papa Leão XIV, Lula deve tratar de temas ligados à justiça social, sustentabilidade e redução das desigualdades — pautas que são centrais em seu governo e também representam princípios da doutrina social da Igreja Católica.
Integrantes da comitiva presidencial informaram que o presidente pretende destacar, durante o encontro e os eventos em Roma, o resultado mais simbólico de sua atual gestão: a saída do Brasil do mapa da fome, segundo relatório da ONU divulgado em julho deste ano, que aponta que menos de 2,5% da população brasileira está em risco de subalimentação.
Lula deve retornar ao Brasil ainda na segunda-feira (13), após a audiência com o pontífice e o encerramento das atividades do Fórum Mundial da Alimentação.