O governador Mauro Mendes (União Brasil) nomeou, nesta segunda-feira (3), o advogado Ricardo Almeida como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). A indicação foi feita pelo quinto constitucional destinado à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
A nomeação ocorreu poucas horas após a sessão do Pleno do TJ-MT que definiu a lista tríplice encaminhada ao chefe do Executivo estadual. Ricardo Almeida foi o segundo mais votado, com 28 votos, atrás da advogada Juliana Zafino, que recebeu 29, e à frente de Dauro Passare, que obteve 23 votos. Também concorreram Sebastião Monteiro (17 votos), Jamille Adamczyk (4) e Michele Dorileo (1).
A escolha de Almeida não causou surpresa entre os bastidores jurídicos e políticos, já que seu nome era apontado como um dos favoritos do governador. Com mais de 26 anos de carreira, ele é especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e possui trajetória consolidada tanto na advocacia quanto em funções no sistema judiciário.
Entre 2014 e 2019, exerceu dois mandatos consecutivos como juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), período em que também dirigiu a Escola Judiciária Eleitoral Desembargador Palmyro Pimenta. Na OAB-MT, foi conselheiro estadual e integrou o Tribunal de Prerrogativas.
A vaga no Tribunal de Justiça foi aberta após a aposentadoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva, que completou 75 anos em 15 de junho — idade-limite para a magistratura.

