O deputado federal José Medeiros (PL) — Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O deputado federal José Medeiros (PL) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vive um momento de desgaste político e caminha para o fim de sua influência no cenário nacional. Segundo o parlamentar, o governo tem perdido credibilidade ao não cumprir promessas de campanha e ao transferir responsabilidades sempre que enfrenta dificuldades.
De acordo com Medeiros, Lula adota uma estratégia recorrente de apontar culpados para os problemas do país. “Assim que ocorre um problema, o político inventa um culpado. Ele mesmo já disse isso”, afirmou o deputado, ao criticar o que considera falta de autocrítica do presidente.
Na avaliação do parlamentar, o discurso de Lula tem se mostrado cada vez mais contraditório. Medeiros criticou o apoio do presidente ao regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, sob o argumento da soberania, lembrando que essa posição não foi adotada em outros conflitos internacionais, como a guerra entre Rússia e Ucrânia. “Aliás, ele tinha prometido resolver tomando cerveja”, ironiza o parlamentar.
“O presidente se diz defensor da democracia, mas vive passando pano para ditaduras amigas. Agora, com a captura de Maduro, começa a ruir esse projeto da esquerda que sonhava transformar a Venezuela e outros países em um grande quintal da velha União Soviética de Lênin”, afirmou.
Para o deputado, o ciclo político do atual presidente está se encerrando. “O poder do Lula chegou ao fim. Ele está nos últimos suspiros. Em 2026, não tenho dúvida de que os brasileiros vão expulsá-lo da política de uma vez por todas”, concluiu.
