Campinas registrou mais um caso trágico de afogamento envolvendo criança no fim de 2025. Anna Clara Soares de Britto, de 11 anos, morreu após ficar presa ao sistema de sucção de uma piscina localizada na casa dos avós maternos, no bairro Jardim Itaguaçu. Segundo o boletim de ocorrência, a menina permaneceu submersa por cerca de 16 minutos até ser retirada da água.
O acidente aconteceu no dia 26 de dezembro, mas o boletim policial foi acessado nesta sexta-feira (9). De acordo com o registro, Anna Clara brincava na piscina da chácara com uma adolescente de 15 anos quando apoiou as pernas na borda e acabou ficando submersa. Nesse momento, o cabelo da criança ficou preso ao equipamento de sucção da piscina, impedindo que ela conseguisse voltar à superfície.
Imagens de câmeras de segurança mostram a menina se debatendo por vários minutos dentro da água. A movimentação, no entanto, não foi percebida pela adolescente que estava na piscina nem por outros adultos que se encontravam no local. No momento do acidente, um homem realizava a limpeza da piscina.
Quando a situação foi finalmente notada, a criança foi retirada da água, mas já estava em estado grave. As circunstâncias da morte estão sendo investigadas pela Polícia Civil, que apura eventuais falhas de segurança no sistema da piscina e a responsabilidade dos envolvidos.
