Samir Japonês
O presidente estadual do Partido Liberal (PL), Ananias Filho, anunciou que o vereador Samir Japonês, de Várzea Grande, será afastado preventivamente da sigla após chamar a prefeita Flávia Moretti de “mentirosa”. A medida ocorre em meio à escalada de tensões políticas na cidade e às acusações de violência política de gênero feitas pela prefeita.
Segundo Ananias, o afastamento será formalizado assim que a prefeita protocolar uma denúncia contra o parlamentar. “Nós estamos aguardando a prefeita formalizar uma denúncia contra ele e eu irei afastar preventivamente o Samir e vou abrir procedimento contra a conduta dele — não da fala dele no Parlamento, mas da conduta dele. E ele vai ter o amplo direito de defesa”, afirmou o dirigente partidário.
O presidente estadual do PL destacou que, embora o vereador tenha direito à livre manifestação durante as sessões da Câmara, as declarações ofensivas teriam sido feitas também nas redes sociais, o que motivou a decisão.
O embate entre Samir Japonês e Flávia Moretti começou após críticas ao sistema de distribuição de água tratada de Várzea Grande. O vereador acusou a prefeita de não cumprir a promessa de resolver o problema no primeiro ano de mandato. Flávia, por sua vez, respondeu afirmando ser vítima de ataques que ultrapassam o campo político e configuram violência de gênero.
“Cobrar as ações que foram prometidas em campanha é natural, é normal, mas não podemos pessoalizar a discussão e não pode haver agressão contra a pessoa”, concluiu Ananias.
