Moradia com dignidade: Jaciara vira referência em política habitacional para idosos
“Quando a Virgínia viu o projeto, ela se apaixonou. Desde o início, ela nos apoiou para torná-lo realidade. Hoje, ver as estruturas quase prontas é emocionante”, completou a gestora.
Em uma iniciativa inédita em Mato Grosso, o Governo do Estado e a Prefeitura de Jaciara se uniram para transformar a vida da população idosa com a criação da Vila Aconchego, o primeiro condomínio público e gratuito exclusivamente voltado para idosos ou casais de idosos. O projeto inovador, construído em uma área de 3 mil metros quadrados, não apenas oferece moradia digna, mas também promove saúde, bem-estar e convivência.
Com investimento de R$ 12 milhões, o residencial conta com 54 casas geminadas, todas adaptadas com acessibilidade, além de uma infraestrutura completa: piscina, academia, salão de festas, churrasqueira, redário, praça interna e amplo espaço para caminhadas.
“Muitos idosos acabam sozinhos, com depressão. Criamos uma política habitacional em que eles vão poder conviver com outras pessoas, ter assistência médica e lazer sem precisar pagar pela casa. Isso é respeito, cuidado e dignidade”, afirmou a prefeita Andréia Wagner.
O projeto nasceu ainda quando a atual prefeita era primeira-dama e secretária de Assistência Social no município. Com a eleição, Andréia se organizou para tirar a ideia do papel e levou a proposta à primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, que prontamente abraçou a iniciativa.
“Quando a Virgínia viu o projeto, ela se apaixonou. Desde o início, ela nos apoiou para torná-lo realidade. Hoje, ver as estruturas quase prontas é emocionante”, completou a gestora.
Política pública que acolhe
Para o governador Mauro Mendes, o condomínio é um modelo a ser replicado.
“É papel do Estado cuidar dessas pessoas e acolhê-las. Com o aumento da população idosa nos próximos anos, precisamos criar ambientes adequados e acolhedores”, declarou.
Segundo projeções do IBGE, o Brasil terá uma proporção significativamente maior de idosos até 2060, o que exige políticas públicas estruturantes e humanizadas como a de Jaciara.
Exemplo nacional
A Vila Aconchego coloca Jaciara ao lado de cidades como João Pessoa (PB), Americana (SP) e Foz do Iguaçu (PR), referências nacionais em moradia pública para a terceira idade. A proposta vai além da moradia: busca criar um espaço seguro, estimulante e de convivência — algo essencial para combater a solidão e o isolamento na velhice.
Turismo e inovação
Além do condomínio, o município também se destacou recentemente com a inauguração do primeiro Mirante de Vidro de Mato Grosso, em novembro de 2023. O local virou atração turística e recebeu investimento de R$ 3,8 milhões, com apoio do programa Mais MT e emenda parlamentar do deputado estadual Max Russi (PSB), ex-prefeito da cidade.