
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou nesta quarta-feira (23/4) um vídeo de mais de 11 minutos em que aparece sendo intimado por uma oficial de justiça do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília. Bolsonaro passou por uma cirurgia recente para tratar uma obstrução intestinal e está sob cuidados médicos.
A intimação foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito que apura uma suposta trama golpista relacionada aos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente é um dos réus no processo e foi formalmente notificado sobre a abertura da ação penal.
Durante o vídeo, Bolsonaro questiona a presença da oficial dentro da unidade de saúde. “A senhora tem ciência que a senhora tá dentro de uma UTI?”, pergunta ele, visivelmente abatido, mas falando em tom firme. Em outro trecho, ele defende seu estado de saúde: “O problema que eu tenho não é simulação. Eu levei uma facada há sete anos, tenho problema até hoje. Graças a Deus me salvei novamente. Se demorasse mais um pouquinho, eu teria morrido.”
Segundo o STF, a citação formal foi determinada em 11 de abril. Como Bolsonaro estava internado, a Corte aguardou uma oportunidade apropriada para que ele pudesse receber o documento. A decisão de realizar a intimação nesta quarta-feira foi tomada após o ex-presidente divulgar uma live nas redes sociais, no dia anterior (22/4), diretamente do hospital. A Corte entendeu que o gesto indicava que ele estava em condições de ser notificado.
A situação, no entanto, gerou revolta entre aliados de Bolsonaro, que criticaram a intimação em meio ao tratamento hospitalar. Em nota, o Supremo justificou a ação afirmando que a live demonstrou a possibilidade de contato direto com o ex-presidente: “A divulgação de live realizada pelo ex-presidente na data de ontem demonstrou a possibilidade de ser citado e intimado hoje”.
Na gravação, Bolsonaro ainda defende o uso de suas redes sociais como um direito legítimo. “Eu tenho o direito de usar minhas redes sociais para apresentar um projeto de Brasil”, declarou.
veja vídeo no link abaixo
https://www.instagram.com/reel/DIzrmWMRhNM/?igsh=cDlybXd1dDdveDNy