
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso, prevista para este sábado (17), foi oficialmente cancelada. Lula participaria de uma agenda em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), onde lançaria o Programa Solo Vivo, iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar.
Segundo o governo federal, o motivo do cancelamento foi o falecimento do ex-presidente do Uruguai, José Mujica. Lula decidiu viajar ao país vizinho para acompanhar o funeral de Mujica, considerado por ele um amigo pessoal e importante liderança da América Latina.
Apesar da mudança de planos, a visita a Mato Grosso não foi descartada. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que Lula deve vir ao estado no próximo dia 24 de maio.
O Programa Solo Vivo prevê o apoio a pequenos produtores rurais por meio de linhas de crédito voltadas à aquisição de máquinas, insumos, calcário e fosfato. A ação integra a estratégia do governo federal para promover práticas agrícolas mais sustentáveis e aumentar a produtividade no campo.