
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente no governo de Jair Bolsonaro (PL), criticou nesta terça-feira (15) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por comentar sobre assuntos internos do Brasil. A declaração foi feita durante audiência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, que discutiu a nova tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros.
“Da mesma forma, caros colegas, que não aceito que o Macron, que a Greta Thunberg, que o Leonardo DiCaprio venham meter a mão em coisas aqui do Brasil, eu também não aceito que o Trump venha meter o bedelho num caso aqui que é interno nosso”, disse Mourão, dirigindo-se inclusive ao senador Humberto Costa (PT-PE), adversário político com quem compartilhou a posição.
Mourão comentou ainda sobre o processo no Supremo Tribunal Federal (STF) que acusa Bolsonaro de liderar uma tentativa de golpe de Estado. Para ele, existe uma “injustiça” em curso, mas que deve ser enfrentada pelos brasileiros.
“Há uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Há. Mas compete a nós, brasileiros, resolvermos isso”, concluiu o senador.
A fala ocorre em meio ao desgaste diplomático causado pela decisão de Trump de sobretaxar produtos nacionais e às recentes manifestações do republicano sobre a crise política brasileira.