
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18), mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e determinou uma série de restrições, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). As medidas são parte das investigações da PET nº 14129, que apuram coação no curso do processo, obstrução à Justiça e ataques à soberania nacional.
Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica e cumprir toque de recolher, determina STF
A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (18), buscas em endereços ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao Partido Liberal (PL). A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, no âmbito da PET nº 14129, com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Como parte das medidas cautelares, o ministro relator determinou que Bolsonaro:
- Use tornozeleira eletrônica;
- Não saia de casa entre 19h e 7h, nem aos finais de semana;
- Não tenha contato com embaixadores, diplomatas ou se aproxime de embaixadas;
- Não utilize redes sociais;
- Não se comunique com outros réus investigados no mesmo processo.
As restrições são resultado de indícios relacionados a crimes de coação no curso do processo, tentativa de obstrução da Justiça e atos que atentariam contra a soberania nacional.
As investigações seguem em sigilo, mas apuram condutas atribuídas ao ex-presidente que teriam o objetivo de influenciar ilegalmente o andamento de processos e articulações com agentes estrangeiros.