
Uma montagem que viralizou nas redes sociais gerou confusão ao sugerir que o seriado Os Simpsons teria previsto uma cena registrada durante um show da banda Coldplay. A suposta “previsão” mostrava dois ex-funcionários, Andy Byron e Kristin Cabot, em um momento íntimo capturado pela câmera do beijo, lado a lado com uma cena semelhante no desenho animado.
O conteúdo foi amplamente compartilhado em plataformas como TikTok, X (antigo Twitter), Instagram e Facebook, impulsionado pelo fato de ambos estarem, supostamente, em outros relacionamentos na época do flagrante.
Internautas apontaram que a cena teria ido ao ar no episódio The Man Who Came to Be Dinner, da 26ª temporada, exibido em janeiro de 2015. No entanto, uma checagem do DW Fact Check desmentiu a informação. O episódio em questão, na verdade, gira em torno de uma abdução alienígena e não possui nenhuma cena semelhante à que foi compartilhada online.
Além disso, especialistas e perfis de verificação — incluindo o site Direita Online — analisaram a imagem viral e concluíram que se trata de uma montagem digital feita para simular a “previsão”, fenômeno comum no universo das fake news visuais.
Embora os Simpsons tenham ganhado fama por prever acontecimentos reais — como a presidência de Donald Trump no episódio Bart to the Future, de 2000 —, o próprio criador da série, Matt Groening, comentou em 2024:
“Fazemos tantas piadas absurdas que, de vez em quando, alguma acaba virando verdade por coincidência.”
Nesse caso, porém, a “profecia” foi uma ilusão criada na internet, e não mais um acerto do roteiro da série mais longeva da TV americana.
