
Aposentados e pensionistas que desejarem desbloquear o benefício para contratação de empréstimo consignado já têm mais uma opção de acesso no aplicativo e no site Meu INSS. Até o momento, por medida de segurança, o desbloqueio era feito exclusivamente com reconhecimento facial, validado em bases governamentais.
A partir de agora, se o beneficiário não conseguir fazer a validação pela biometria, o sistema passa a oferecer a alternativa de realizar o desbloqueio por meio de login com os dados da conta bancária do titular. O empréstimo consignado é contratado diretamente com as instituições bancárias e as parcelas são descontadas na folha de pagamento do benefício.
Essa novidade vai facilitar a vida de quem enfrentava dificuldade no desbloqueio pela biometria, garantindo ao mesmo tempo segurança contra fraudes. Uma vez desbloqueado, o benefício poderá ser novamente bloqueado, a qualquer momento, pelo aplicativo e no site Meu INSS.
Como funciona na prática?
1. Entre no Meu INSS, informe seu CPF e senha e siga para Do que você precisa?
2. Digite Bloquear/Desbloquear e selecione o serviço Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado.
3. Selecione o benefício que quer desbloquear e confira se ele está bloqueado ou desbloqueado para empréstimos.
4. Clique em Desbloquear benefício. O sistema vai tentar o reconhecimento facial:
- Se funcionar, o desbloqueio é concluído.
- Se não houver biometria disponível, será oferecida a opção Login com o banco.
5. Clique em Login com o banco.
6. Leia as instruções exibidas e siga para Sair do Meu INSS. Se preferir, use o botão Baixar Ajuda.
7. Agora volte para a tela inicial do Meu INSS, escolha Entrar com gov.br.
8. Selecione Login com seu banco.
9. Escolha a instituição onde tem conta e informe os dados pedidos pelo banco.
10. Após o acesso pelo banco, busque novamente o serviço Bloquear/Desbloquear benefício.
11. Siga as instruções na tela. Pronto! O sistema reconhecerá o novo login pelo banco. Clique em Avançar e libere o benefício para contratação de empréstimo com qualquer instituição financeira.
Todo o processo de reconhecimento facial e desbloqueio deve ser feito apenas pelos canais oficiais do Governo Federal:
- Aplicativo Meu INSS
- Site gov.br/meuinss
O INSS não envia links por WhatsApp, SMS ou e-mail e nunca solicita senha ou código de acesso.
O Governo Federal e o INSS seguem firmes no compromisso de proteger aposentados e pensionistas, oferecendo mais segurança, praticidade e respeito a quem dedicou a vida inteira ao país.