
Segundo o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a escolha do animal símbolo reforça a força e a representatividade do turismo mato-grossense no cenário internacional.
Com entrada gratuita e uma programação voltada ao desenvolvimento econômico, social e sustentável, a FIT Pantanal 2025 será realizada entre os dias 5 e 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. E quem vai brilhar nesta edição é a onça-pintada, eleita como mascote oficial da feira. A personagem foi apresentada durante o evento de lançamento na noite desta segunda-feira (28), no Sesc Arsenal, junto ao anúncio de um concurso cultural para escolher seu nome – a votação será feita no Instagram oficial da feira: @fitpantanal.

Segundo o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a escolha do animal símbolo reforça a força e a representatividade do turismo mato-grossense no cenário internacional.
“A onça-pintada, onde nós lançamos o mascote, a nível mundial, quando se fala de turismo no Brasil, mostra a nossa onça-pintada. E nada melhor do que ela pra tá levando isso aí. Todo ano é um tema. O ano passado nós tínhamos o tema do agronegócio, da soja, do milho, do algodão. E esse ano é a onça-pintada, que é conhecida no mundo inteiro”, destacou Wenceslau.
Com o tema “Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável”, a FIT Pantanal 2025 terá rodadas de negócios, fóruns, oficinas, palestras, atrações culturais, gastronomia regional e feiras temáticas. A expectativa é superar os números da edição anterior, que atraiu 65 mil visitantes e reuniu representantes de 47 municípios.
Entre os destaques estão o Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar, a Expofit com estandes de artesanato e etnoturismo, a Arena do Conhecimento com workshops e oficinas, e discussões sobre temas contemporâneos como ufoturismo, inteligência artificial e segurança digital no setor.
A FIT é uma realização da Fecomércio-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur-MT), em parceria com o Governo do Estado, Sebrae, Empaer e outras instituições. Consolidada como uma das maiores vitrines do turismo no Centro-Oeste, a feira reforça o slogan da edição: “Mato Grosso, gigante em oportunidades.”
Fotos e vídeos Priscila Ribeiro